Caracterização dos Cantos na Capoeira
- A Ladainha: É
um ritmo lento, sofrido, dolente, é como uma reza. As ladainhas,
exclusivas do jogo de Angola, são cantadas antes do início do jogo. A
ladainha é cantada apenas por um solista acompanhado dos berimbaus e
pandeiros. Normalmente o solista faz uma louvação aos seus mestres, às
suas origens, à cidade em que nasceu, pode ainda fazer referências a
fatos históricos, lendas ou algum outro elemento cultural que diga
respeito à roda de capoeira. Os participantes da roda devem ficar
atentos ao solista, pois na ladainha pode ser feito um desafio e, quando
for dada a senha para o início do jogo, qualquer um pode ser chamado
neste desafio. As ladainhas terminam com uma chamada ao coro que pode
ser: iêê viva meu mestre...; iêê volta do mundo...; iêê aruandê... ;
iêê a capoeira... ; iêê vamo simbora... ; dentre muitas outras. Esse
momento do canto é conhecido como louvação ou salva.
- O Corrido: é
a cantiga que se segue depois da ladainha e é a senha para o inicio do
jogo na roda de capoeira. São versos simples interpretados pelo solista e
em seguida pelo coro como num jogo de pergunta e resposta. Um dos
versos pode ser alterado de improviso pelo solista. O corrido é cantado
de acordo com o ritmo do jogo, seja lento ou rápido. O ritmo do jogo é
determinado pelo toque do berimbau que são na Capoeira Angola: toque de
Angola; São Bento Pequeno e São Bento Grande de Angola.
- A Quadra: A
quadra pouco se distingue dos corridos, por muitas vezes são
consideradas as mesmas cantigas. Entretanto há algumas cantigas onde os
quatro versos são repetidos fielmente pelo coro e nesse momento o
solista tem a oportunidade de improvisar o toque do berimbau.
- A Chula: A
chula na capoeira regional são cantigas mais extensas que relatam algum
fato acontecido ou conta histórias do passado. A chula difere da
ladainha por ser cantada durante o jogo e também pela presença do refrão
que é repetido pelo coro entre uma estrofe e outra. A chula é mais
comum nas rodas de capoeira regional ou contemporânea e no samba de
roda. Alguns mestres de capoeira Angola de Salvador (BA) chamam de chula
o que outros chamam de corridos.
Normalmente, depois que a roda acaba, é feito um "samba de roda" para
acalmar os ânimos mais exaltados durante o jogo. O samba de roda tem
letra um pouco mais longa do que o corrido e a quadra, mas se compara
bem de perto ao conteúdo de uma chula ou ladainha.
Uma das funções dos cantos é
educar, apontando como deve ser o comportamento do capoeirista, o
discurso moral e a filosofia da própria capoeira. Sousa (1998) diz:
“o
aprendizado depende, em primeiro lugar, do aprendiz. Uma forma
importante de adquirir conhecimentos sobre Capoeira é através das letras
das cantigas, nas chulas, nos corridos ou nas ladainhas [...] são os
mestres e contramestres que transmitem os fundamentos da capoeira,
muitas vezes através das cantigas. Geralmente é através da improvisação
do texto num contexto específico que o Mestre explica, mostrando e
cantando, o fundamento da Capoeira, para que o aprendiz que está jogando
ou observando (p.135)
Segundo
Passos Neto (1999), os capoeiristas, além da improvisação, também
criam, ou seja, compõem chulas, cantos-de-entrada, corridos e quadras.
Além disso, hoje já existem muitos discos de cantos da capoeira. Nas
revistas e nos cursos de capoeira é comum encontrarmos material de
divulgação gravado (CD`s). Essa é, sem dúvida, uma característica nova
do aprendizado da música da capoeira, a educação informal, através de
discos, livros, revistas, vídeos, DVD`s e filmes.
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